Planejamento e Gestão de Trânsito

Por que fazer esse curso?
Atualmente os centros urbanos brasileiros enfrentam grandes problemas de fluxo de pessoas e veículos. Infelizmente nossos sistemas de transporte coletivo são ineficientes e a solução encontrada por muitos usuários e a aquisição do carro próprio, porém, essa ideia de solução individual é equivocada e gera inúmeros problemas como a sobrecarga do trânsito nas vias pública e consequentemente na mobilidade urbana.

Entende-se por mobilidade urbana, como a capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano para a realização das atividades cotidianas em tempo considerado ideal, de modo confortável e seguro.

Encontrar maneiras para resolver esses conflitos é um dos principais desafios do profissional formado em Planejamento e Gestão de Trânsito.

Após a conclusão do curso, esse profissional estará preparado para aplicar o conhecimento e tecnologias aprendidas para instruir, executar, fiscalizar e administrar as questões relacionadas ao trânsito e a mobilidade urbana de forma eficaz.

Sobre o Curso
O curso de Planejamento e Gestão em Trânsito tem como meta preparar profissionais para atuarem com questões relativas à mobilidade e ao trânsito, por meio do desenvolvimento de habilidades, competências, atitudes e valores, visando melhorar a qualidade de vida da população, sob uma orientação técnica e humanística.

Justificativas
O Instituto Lato Sensu (ILS) com vistas a suprir às demandas da sociedade, por formação acadêmica e profissional, propõe-se a ofertar mais essa modalidade de ensino.

Os cursos de qualificação e capacitação profissional ofertados pelo ILS atendem aos egressos do Ensino Médio, servidores públicos, municipais, estaduais e federais, profissionais liberais e aos ligados ao setor de serviços, dentre outros. 

Os reflexos de uma sociedade com maior tempo e nível de ensino podem ser percebidos de imediato, com destaque para o mercado de trabalho, mudando o perfil dos jovens, que passam a ter melhor entendimento humanístico, ético e cultural, permitindo esse individuo aproveitar e criar oportunidades para uma sociedade mais próspera e igualitária. Essa iniciativa entusiasta mostra que o ILS participa ativamente das transformações regionais e do nosso país.

O Brasil é reconhecidamente carente em recursos humanos especializados na área de trânsito. A capacitação é condição indispensável para a formação de profissionais habilitados para discussão, planejamento e execução de ações relacionadas ao trânsito, transportes e a mobilidade urbana.

Objetivos

  • Desenvolver um profissional de transito, planejador, estrategista e articulador, capaz de propor e executar soluções frente às demandas sociais a partir de uma base sólida de conhecimentos e saberes construídos;
  • Integrar a formação teórica e prática ao longo do curso, enfatizando as atividades de pesquisa, ensino e extensão como eixos articuladores do processo de produção de conhecimento na área de segurança;
  • Elaborar produção técnico-científica na área de Planejamento e Gestão de Trânsito;
  • Incrementar o planejamento e a racionalização das atividades relacionadas ao Planejamento e Gestão de Trânsito;
  • Desenvolver competências gerenciais para administrar atividades de Planejamento e Gestão em Trânsito; 
  • Estimular o processo de educação continuada para acompanhar as mudanças nas técnicas gerenciais;
  • Avaliar criticamente políticas públicas relacionadas ao Planejamento e Gestão de Trânsito e os impactos sociais decorrentes de suas ações; 
  • Propor a implementação de programas, projetos e ações aplicadas ao trânsito e a mobilidade urbana, sugerindo insumos para a execução, adaptação e correção de tais;
  • Capacitar os alunos a compreender os processos concernentes à gestão e educação no trânsito por meio de reflexões e ações acerca de novos modelos de infraestrutura, legislação, organização e gestão de transito, buscando uma melhor qualidade de vida para a população;
  • Formar profissionais para o exercício de atividades relacionadas à gestão e segurança de trânsito, que contribuam para uma autonomia intelectual na área, fundamentados em princípios éticos, socioambientais e na valorização da dignidade da pessoa humana, também atuarem na área de consultoria e/ou assessoria em órgãos públicos e privados.

 

Solicitação de informações sobre cursos

Preencha com seus dados e receba maiores informações de um de nossos consultores

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com