Gestão e Análise Ambiental

Por que fazer esse curso?
Gestão e Análise Ambiental possui caráter multidisciplinar, profissionais dos mais diversos campos podem atuar na área, desde que devidamente habilitados.

Nossa proposta de curso e formar profissionais habilitados a gerirem e exercerem atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, renováveis ou não. O gestor ambiental deve visar ao uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução dos impactos ambientais causados pela atividade impactante.

Fazem parte também do arcabouço de conhecimentos associados à gestão ambiental, técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas. 

Sobre o Curso
A prática da Gestão e Análise Ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos, pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, de custos indiretos - representados por sanções e indenizações relacionadas a danos ao meio ambiente, à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa. 

Um exemplo prático de políticas para a inserção da gestão ambiental em empresas tem sido a criação de leis que obrigam a prática da responsabilidade socioambiental e de pós-consumo, tendo como instrumento para isso, a educação ambiental no âmbito corporativo e de ensino, sendo assim, o Gestor Ambiental também exerce a função de multiplicador de conhecimento, tendo como instrumento o ensino de novas práticas com vistas a mudança de maus hábitos que são incompatíveis para uma melhor qualidade de vida dessa e das futuras gerações.  

Objetivos 

  • Empregar a língua oral em diferentes situações de uso, saber adequá-la a cada contexto e interlocutor;
  • Desenvolver o uso da língua escrita no contexto de produção;
  • Analisar os textos produzidos, lidos, ouvidos, assistidos;
  • Aprofundar através de textos literários o pensamento crítico;
  • Identificar a estrutura dos ecossistemas; fatores bióticos, abióticos, nicho ecológico, cadeia alimentar, pirâmides ecológicas;
  • Oferecer subsídios para que o aluno entenda a educação como processo de socialização, que é perpassada por condicionantes de natureza econômica, política, social e ideológica;
  • Contribuir para ampliar o horizonte do futuro Gestor e Analista Ambiental permitindo-lhe perceber e explicitar o caráter político-ideológico e reconhecer-se como agente de manutenção ou transformação da realidade sócio educacional da sociedade em que está inserido;
  • Conhecer a legislação aplicável à área ambiental;
  • Fornecer elementos teórico-conceituais da Sociologia, que auxiliem o estudante a compreender os fenômenos sociais e a estabelecer a relação entre eles e a educação;
  • Identificar os processos de degradação natural;
  • Conhecer as atividades de exploração dos recursos naturais renováveis e não renováveis;
  • Identificar os fatores ambientais que intervêm na qualidade de vida;
  • Avaliar os impactos ambientais causados pelas atividades industriais, suas consequências na saúde, no ambiente e na economia;
  • Conhecer os processos necessários ao monitoramento das instalações e ao tratamento e controle de resíduos líquidos, sólidos e gasosos, provenientes de atividades urbanas e industriais;
  • Propor e coordenar Projetos Ambientais;
  • Propor e coordenar Projetos e Programas de Educação Ambiental.

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