Educação Interdisciplinar e Transversal

Por que fazer esse curso?

A concepção atual de educação requer do educador, formação numa vertente interdisciplinar e transversal. Essa deve levar em conta as políticas públicas afirmativas para o negro, para o índio, para a mulher, para o homossexual e para a criança e o adolescente, sem perder de vista as demandas do conhecimento e as complexidades do processo de ensino-aprendizagem.

 

Tais conceitos, no entanto, precisam ser amplamente compreendidos pelo profissional de ensino como um instrumento de significação do conhecimento. A Especialização em Educação Interdisciplinar e Transversal pretende habilitar o professor e os profissionais da educação para compreender a interdisciplinaridade e a transversalidade como metodologias que contribuem na sistematização de práticas de atuação e que levem a uma melhor formação do aluno enquanto sujeito histórico, cultural e científico.  

Sobre o Curso

Interdisciplinaridade e transversalidade dizem respeito à possibilidades de se instituir, nas práticas educativas, uma correlação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões práticas e suas aplicabilidades.

Ensinar por esse enfoque permite a quem aprende ter uma visão mais ampla sem fragmentação do conhecimento, esse modo de ensinar e aprender busca a integração de procedimentos acadêmicos que ficaram isolados uns dos outros pelo antigo método disciplinar.

Os temas transversais são campos férteis para a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade objetivando a integração das áreas do conhecimento, pois, ao usar a criatividade de maneira a preservar os conteúdos programáticos, vinculam-se aos contextos, que podem ter evidencia prática na vida real, social e comunitária do aluno. A ética e cidadania são temas que devem ser inseridos em todas as disciplinas, de maneira interdisciplinar e transdisciplinar contribuindo para a qualidade da construção de saberes e valores cognitivos, afetivos e sociais.

Justificativas

Uma educação de qualidade está associada à formação continuada de professores, esses precisam estar constantemente preparados para novos e crescentes desafios como estar alinhado as constantes necessidades das novas gerações, que tem amplo acesso a novas tecnologias e a fontes de informação.

A necessidade de continuo aprimoramento profissional e de reflexões críticas sobre a própria prática pedagógica, pois a efetiva melhoria do processo ensino-aprendizagem só acontece pela ação do professor, a necessidade de se superar o distanciamento entre contribuições da pesquisa educacional e a sua utilização para a melhoria da sala de aula, implicando que o professor seja também pesquisador de sua própria prática, em geral os professores têm uma visão simplista da atividade docente, ao conceberem que para ensinar basta conhecer o conteúdo e utilizar algumas técnicas pedagógicas (SCHNETZLER e ROSA, 2003).

Nossa proposta sugere aos profissionais da educação a perspectiva do professor reflexivo, que é capaz de se renovar, se ajustar e evoluir de forma a melhorar sua prática docente visando alcançar de forma eficaz seu alunado. 

Objetivos

Capacitar profissionais a atuarem em organizações e espaços educacionais, no apoio, planejamento e execuções de ações, projetos e políticas educacionais numa vertente interdisciplinar e transversal. 

Público Alvo

  • Profissionais da educação que almejam atualizar-se e ascender profissionalmente;
  • Profissionais que se identificam  e querem especializar-se no tema: Educação Interdisciplinar e Transversal;
  • Estudantes de graduação que desejam ter acesso a conhecimentos teóricos e práticos e o contato com profissionais da educação altamente qualificados e experientes;
  • Estudantes de graduação que se identificam e necessitam de certificação na área de Educação Interdisciplinar e Transversal.

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